Eu e Meus Senaqueribes

Ezequias era um grande rei, e um grande homem de Deus. Vivia num tempo onde o povo nada se importava com Deus. Ezequias decide trazer um avivamento espiritual para a nação. Com as mãos de Deus sobre sua cabeça, Ezequias consegue conduzir a nação de volta para o SENHOR. (2 Reis 18:1-12; 2 Cônicas 29-32)

Quando tudo parecia estar voltando ao seu devido lugar, veio Senaqueribe, rei da Assíria, o mais devastador império da época. Ezequias, ao saber que Senaqueribe estava a caminho de Jerusalém, entra em ação e se prepara para resistir ao cerco. Ele tapou as fontes de água ao redor de Jerusalém para que seu inimigo não estivesse abastado de suprimentos. Tapou também a principal fonte de águas que abastecia Jerusalém, a fonte de Giom. Mas Deus o tinha dotado de inteligência, a fonte de Giom foi tapada, porém, foi construído um canal subterrâneo que trazia água da fonte diretamente para o interior da cidade, desembocando no tanque de Siloé. Também preparou seu exército fazendo armas e escudos. Ezequias então dá palavras de ânimo ao povo, dizendo que o inimigo lutava com a força da carne, mas eles lutavam ao lado do SENHOR dos Exércitos, nosso Deus! (2 Crônicas 32:1-8,30)

Senaqueribe, não satisfeito com as medidas adotadas pelo rei de Judá, decide enviar alguns mensageiros para desesperançar o povo. Estes homens soberbos, chegam em frente a Jerusalém e começam a falar contra o povo de Judá, que estava sobre os muros. Começam a dizer que nenhum dos deuses de todas as nações pôde trazer livramento das mãos dos assírios e que muito menos o SENHOR poderia livrar a Jerusalém. Blasfemam contra Deus e dizem que Ele nada pode contra o exército assírio. Consideram o SENHOR como sendo mais um ídolo sem poder algum, como os falsos deuses das outras nações, feitos de pedra, madeira e metal, por mãos de homens. (2 Reis 18:17-37; 2 Crônicas 32:9-19; Isaías 36)

Mas Ezequias não era um rei como outro qualquer, era homem de fé e temia ao SENHOR. O rei se veste com roupas de luto e entrar na Casa do SENHOR para clamar a Deus por livramento. Ezequias envia também seus homens de maior confiança ao profeta Isaías, para o falarem as palavras dos mensageiros inimigos. O SENHOR fala a Ezequias, pelas palavras de Isaías, que a ruína da Assíria estava determinado, pela afronta deles contra o SENHOR. Os assírios nada eram perante o Santo de Israel! (2 Reis 19; Isaías 37:1-35)

Como Deus não fala simplesmente por falar, mas cumpre suas promessas, o exército inimigo foi derrotado de uma forma esplêndida. Na mesma noite, saiu o anjo do SENHOR e desceu ao acampamento de guerra da Assíria e matou cento e oitenta e cinco mil homens. Quando o restante dos homens levantou pela manhã, onde a vista alcançava o chão era de corpos mortos. Senaqueribe volta para a capital da Assíria, Nínive e enquanto estava prostrado adorando ao seu “deus”, seus próprios filhos o assassinam e fogem. (2 Reis 19:35-37; 2 Crônicas 32:20-23; Isaías 37:36-28)

Você provavelmente nunca precisará enfrentar um exército poderoso, como aconteceu com Ezequias, mas você com certeza viverá situações muito semelhantes a esta. Em nossa vida enfrentamos batalhas diariamente e devemos agir como Ezequias. Ele fez o que era possível fazer com forças humanas e orou entregando tudo nas mãos do SENHOR. Ao ter sua fé confrontada, não desanimou, mas buscou o SENHOR com sinceridade e depositou n’Ele sua confiança. E você, como reage quando confrontam sua fé em meio às dificuldades da vida? Ore a Deus com sinceridade e fé, pedindo livramento. Mas não faça de forma egoísta, repare que Ezequias ora por livramento, sobretudo, para que o nome de Deus seja engrandecido.(2 Reis 19:19; Isaías 37:20) Viva a verdadeira fé em sinceridade de coração, para que em meio às suas provações, o mundo saiba que Jesus Cristo é o SENHOR!

“Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” (Zacarias 4:6b)

Anúncios

Sobre Ygor Canalli

Servo de Jesus Cristo
Esse post foi publicado em Devocional e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s